Nós queremos conhecer você! Responda a esta rápida pesquisa.

Serra SC Online

Política

Publicidade

Revisão do Plano Diretor de Lages chega a sua fase final

Publicado por Mário Cesar Silva - 27/04/18 10h15

O processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Lages (PDDT) chegou a sua etapa final na noite de quarta-feira, 25 de abril, com a realização da 3ª audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores para debater o assunto. Ao todo foram 12 audiências, nove delas realizadas pela Prefeitura, onde a sociedade teve a oportunidade de questionar, tirar dúvidas e propor mudanças na revisão do Projeto de Lei Complementar 044/2017.

A conclusão das reuniões públicas vai desencadear o início de outro processo dentro do Legislativo. Será aberta aos vereadores a possibilidade de apresentação de emendas ao referido projeto, o qual já está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e não tem prazo determinado para leva-lo à votação plenária. “É importante à população lageana saber que a Câmara de Vereadores permanece a disposição para receber ideias e propostas da comunidade que contribuam para o desenvolvimento da Lages”, ressaltou o vereador Mauricio Batalha Machado (PPS).

Na última audiência realizada para discutir e garantir a participação popular no desenvolvimento do PDDT de Lages estiveram presentes várias pessoas da comunidade interessadas no tema, entidades de classe e autoridades municipais. Novas reivindicações sobre o processo foram apresentadas e entregues as autoridades presentes. Inclusive, um grupo de moradores do distrito de Santa Terezinha do Salto fez a entrega de um abaixo assinado com solicitações que visam fomentar o investimento e o desenvolvimento da região. “Estamos levando em consideração todos os assuntos discutidos nas audiências públicas, o que a população realmente quer, pois só quem vive na cidade sabe do que ela precisa”, disse o secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

Na ocasião, o secretário salientou que a intenção do Executivo Municipal é aprovar essa lei e, imediatamente, iniciar a discussão da próxima revisão. “Já temos a proposta autorizada pelo prefeito municipal, para que seja feito um convênio com as universidades locais. A proposta é que juntos possamos discutir o próximo Plano Diretor e, também, para que esses estabelecimentos de ensino, com apoio das entidades de classe e profissionais nos auxiliem e ajudem a montar o plano de mobilidade urbana, que tem a previsão de conclusão para o ano que vem”, falou Bortoluzzi.

Diretor da Secretaria de Planejamento (Seplan), Roberto Provezano expressou satisfação com a fase final da revisão do PDDT de Lages. “Todos os dias recebemos na secretaria visitas, telefonemas, ouvindo demandas e colaborações para que essa revisão aconteça da melhor forma possível em prol da cidade. Promover um planejamento de crescimento ordenado e com sustentabilidade para Lages, esse foi sempre o nosso objetivo maior”, inteirou.

Provezano informou também que das dez solicitações entregues na primeira audiência pública realizada nesta Casa, oito foram plenamente atendidas e as outras duas ainda precisam de um pouco mais de estudo. “O nosso plano precisa passar por uma releitura mais significativa para que possamos colocar ele numa condição de cidade moderna, sustentável e planejada, não apenas para os próximos 100 anos, por exemplo. Nós vamos trabalhar pensando numa cidade do presente, mas com olhar no futuro. Afinal de contas, estamos aqui hoje e queremos viver bem”, concluiu.

Reviso do_Plano_Diretor_de_Lages_chega_a_sua_fase_final_3

 

Adicionar comentário

Preencha seu

Código de segurança Digite o código de segurança

Gerar nova imagem

Publicidade